Katas Shotokan


SIGNIFICADO DOS KATAS



  1.       HEIAN SHODAN - PAZ(hei) e TRANQUILIDADE(an) - Primeiro
  2.       HEIAN NIDAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Segundo
  3.       HEIAN SANDAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Terceiro
  4.       HEIAN YONDAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Quarto
  5.       HEIAN GODAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Quinto
  6.       TEKKI SHODAN - CAVALEIRO de FERRO (tetsu=ferro, Ki=cavaleiro) - Primeiro
  7.       TEKKI NIDAN - CAVALEIRO de FERRO - Segundo
  8.      TEKKI SANDAN - CAVALEIRO de FERRO - Terceiro
  9.      BASSAI DAÌ - ROMPER a FORTALEZA - Longo
  10.      KANKU DAÍ - CONTEMPLAR o CÉU (Kan=olhar,ku=nada,vazio, céu) - Longo
  11.      Jutte/JITTE - DEZ MÃOS (ju-dez,te=mão)
  12.      HANGETSU - MEIA LUA (han=metade, meio, guetsu=lua)
  13.      ENPI - VÔO da ANDORINHA (en=pássaro, pi=vôo)
  14.      GANKAKU - GROU SOBRE a ROCHA (gan=rocha, kaku=a garça sobre)
  15.      JION - AMOR e GRATIDÃO (ji=amor universal, delicado, gentil; on=amor, benevolência, bondade)
  16.      BASSAI SHO - ROMPER A FORTALEZA - Curto
  17.      KANKU SHO - CONTEMPLAR o CÉU - Curto
  18.      CHINTE - MÃOS ESTRANHAS (chin=estranho, esquisito, te=mão)
  19.      UNSU - MÃOS DE NUVENS (un=nuvem, su=mão)
  20.      SOCHIN - PAZ INABALÁVEL (so=robusto, vigor, enérgico, chin=suprimir, ficar calmo)
  21.     NIJUSHIHO - 24 PASSOS/MOVIMENTOS
  22.     GOJUSHIHO DAÍ - 54 PASSOS - Longo
  23.     GOJUSHIHO SHO - 54 PASSOS - Curto
  24.     JIIN - AMOR PROTECÇÃO (ji=amor universal, delicado, gentil, in=sombra)
  25.     WANKAN - COROAÇÃO DO REI (wan=rei, Kan=corvo)
HEIAN: (Paz e Tranqüilidade): Há cinco formas de Heian (shodan, nidan, sandan, yondan, godan), contendo uma grande variedade de técnicas, sendo quase todas relacionadas a posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações. O significado do nome deve ser levado em consideração neste contexto. Visto que os heian são derivações de um kata mais avançado (Kanku Dai).Os Heians são aprendidos nas faixas iniciais, sendo o Heian Shodan geralmente o 1º Kata que se aprende no karate shotokan ainda na faixa branca, é seguido pelos Katas: Heian Nidan (faixa amarela), Heian Sandan (faixa vermelha), Heian Yondan (faixa laranja) e Heian Godan (faixa verde), na faixa roxa geralmente se aprende alguns kata superiores.

TEKKI: (Cavaleiro de Ferro) ou (Andar a Cavalo): (Há três formas. shodan, nidan e sandan). O nome refere-se a característica distinta deste Kata que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro, sendo praticado para o desenvolvimento do kime (força).

BASSAI: (Romper a Fortaleza) ou (Atravesar a Fortaleza): É um kata que reuni as principais técnicas básicas do karatê Shotokan. Este sugere o confronto contra um adversário superior, que não tenha pontos fracos (fortaleza), no qual o praticante terá que superar os seus próprios limites para conseguir a vitória. Há duas formas de Bassai (Dai,e Shô). Sendo que a forma Sho foi desenvolvida pelo mestre Funakoshi.

KANKU: (Olhar Para O Céu) ou (Contemplar o Céu): O nome deste Kata derivou-se originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as mãos e olha-se para o céu. Há duas formas de Kanku (Dai e Shô), um curta e outra longa, o Kanku Dai é um kata que tem um pouco de cada heian (Shodan, Nidan, Sandan, Yondan e Godan), e é um dos katas mais longos do Shotokan, o Kanku Sho foi desenvolvida pelo mestre Funakoshi./POR JAIRO GOMES PESQUEIRA /PE

JITTE: (Dez Mãos) ou (Dez Técnicas): Nas formas remanescentes pertencem ao estilo Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jitte sugere que alguém que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como cinco homens de uma só vez.

HANGETSU: (Meia-Lua): Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato. Um das grandes características é a respiração, sendo devidamente trabalhada de forma sincronica com os movimentos.

ENPI: (O Vôo Da Andorinha): A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha. Sem dúvida um dos katas mais rápidos do estilo.

GANKAKU: (O Grou Sobre a Rocha): A característica deste Kata é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.

JION: (Amor e Gratidão): Este é o nome original e tem aparecido freqüentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion, assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin. É um kata de base pesadas.

CHINTE: (Mãos Estranhas) ou (Técnicas Estranhas): Possui este nome por conta de técnicas não tanto comuns, (dedo nos olhos) e coisas do género. Este trata de uma situação que o oponente tem uma vantagem física, tornando necessário atacar em ponto do corpo onde não haja vantagem física.

UNSU: (Mãos e Nuvens):O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa "Defesa Contra A Nuvem", ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu. Este é sem dúvida o kata mais curioso do estilo Shotokan, possuindo técnicas das mais variadas formas, das mais simples as mais complexas, sendo somente indicado a praticantes de alto nivel técnico.

SOCHIN: (Espírito Inabalável): Este nome sugere que o praticante que o domine não temerá nada. É um kata de bases bastante pesadas primando para um bom desenvolvimento da base, postura e força.

NIJUSHIHO: (Vinte e Quatro Passos): Um kata bem complexo apesar da pouca quantidade de movimentos. Este faz um rápida mudança de direção e um grande variação de técnicas de defesa e contra-ataque.

GOJUSHIHO: (Cinquenta e Quatro Passos): Há duas formas de Gojushiho (Dai e Shô)sendo estes uns dos maiores katas do estilo shotokan. Neles existem técnicas bem singulares não sendo vistas em nenhum outro kata shotokan.

MEIKYO: (Espelho Limpo) ou (Espelho da Alma): Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karatê de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.

JIIN: (Amor e Proteção): Este segue o mesmo principio do JION, sendo um kata de base pesadas e sempre visando uma melhor postura do praticante.

WANKAN: (Coroa Real):Este Kata era conhecida no passado pelo nome de Shiofu e Hito que significava a Coroa do Rei. É a Kata mais curta do Karatê Shotokan, só com um Kiai. Como não fazia parte do grupo inicial de katas introduzidas por Gigin Funakoshi no Japão, é geralmente aceito que foi o filho Yoshitaka Funakoshi que a introduziu no Shotokan, numa nova versão, por si trabalhada e modernizada. Devido a sua dimensão existe a ideia que é um kata inacabado, cujo desenvolvimento foi interrompido com a morte precoce de Yoshitaka Funakoshi. Esta tese ganha significado já que as versões actualmente existentes em outros estilos de Okinawa, são bastante mais compridas.É Um kata sem duvida singular, contendo técnicas básicas e avançadas como torções. É o menor do estilo shotokan.

Katas avançados – Faixa Preta.

Enpi – (Voo da Andorinha) Os rápidos movimentos de sobe e desce, lembram-nos as rápidas manobras das andorinhas. Enpi foi desenvolvida na escola Tomari-te e é uma das kata mais antigas do karate shotokan. O seu nome original era Wanshu

Bassai Dai ( Penetrar a fortaleza – Grande) – As técnicas fortes deste kata, que enfatizam os movimentos das ancas, fazem-nos lembrar um aríete a ser lançado contra paredes de pedra. Diz-se que Mestre Oyadomori introduziu as kata Bassai, oriundas das escolas Tomari-te e Shuri-te de Mestre Itosu. É uma kata ensinada em diversos estilos de karate, mas só os estudantes de Itosu praticam as duas formas da Bassai Dai e Bassai Sho

Bassai Sho ( Penetrar a fortaleza – Pequena) – A primeira parte da Bassai Sho inclui diversas técnicas contra ataques com bastão (Bõ). É um kata derivada da antiga Bassai Dai de Mestre Itosu, que também era chamado “ O punho sagrado do Shuri-te”. Este kata deve o seu nome derivado da sua linha de execução (enbusen) ser muito similar á Bassai Dai.

Kanku Dai (Olhar o céu – Grande) – O movimento inicial deste kata direcciona-nos o olhar para o céu. Se analisarmos bem todos os movimentos das katas heian são baseados neste kata, que era a perferida de Sensei Gichin Funakoshi e inicialmente foi designada como Ko-sho-kun e Kushanku, tendo sido desenvolvida por um perito em boxe chinês, Kung Siang Chun, diplomata chinês sob o nome de Kanku

Kanku Sho (Olhar o céu – Pequena) – O movimento anterior ao salto deste kata pode ser interpretado como olhar o céu. Contudo os movimentos e o enbusen da kanku dai e da kanku sho são similares. Mestre Itosu creou a kanku sho a partir da kanku dai inicial

Hangetsu (Meia Lua) – Adota o nome da sua posição principal, o hangetsu dachi. É a única kata em shotokan com tanto ênfase nas técnicas respiratórias. Tem a sua origem na escola de Naha-te, e é conhecida noutras escolas de karate como Seishan.

Jion (Amor e Bondade) – Jion é um termo Budista, sendo também o nome de um Templo na China onde os monges eram extremamente dedicados á prática de artes marciais. Repare-se que o movimento de junção das mãos, inicial e final, é típico da saudação chinesa. Contudo as suas posições e técnicas são bem representativas do estilo shotokan sendo uma das suas kata mais tradicionais, tendo as suas raízes na escola Okinawana de Tomari-te

Jiin (Amor e Sombra) – Jiin também é um termo Budista. Considerada a irmã da Jion, pela semelhança técnica e linha de execução, bem como a típica saudação inicial e final. Originalmente designada como Shokyo, tem as suas raízes na escola de Tomari-te.

Jitte (Dez mãos) – O nome deste kata, conta-se, ter tido origem no objectivo de ensinar os alunos a combaterem contra dez adversários. Outra versão diz-nos que o nome derivou da arma “jitte”. O uso desta antiga arma podem ser observados nos movimentos deste kata. Teve origem na escola Tomari-te pertencendo ao mesmo grupo da Jion e Jiin.

Meikyo (Espelho Brilhante) – O primeiro movimento deste kata sugere a acção de polir a superfície da água tornando-a mais calma e lisa do que um espelho. O sankaku tobi (triângulo de salto) no fim do kata diz-se ter significados secretos que pressagiam milagres. O seu nome original era Rohai;

Ninjushiho (Vinte e quatro passos) – Os movimentos do kata, particularmente os dois primeiros, sugerem-nos a imagem de ondas de encontro a um rochedo. O nome Shotokan, também engloba movimentos de ondas, as ondas dos pinheiros a crescer. O seu nome original era Ni Sei Shi,

Sochin (Força e Calma) – O nome deriva da sua posição base, o sochin dachi, que é uma posição de raízes muito fortes. Originalmente este kata pretendia ensinar defesas contra bastão (Bõ). Por esta razão, as técnicas de blocagem são efectuadas com movimentos grandiosos. O seu nome original era Hakko

Gankaku (Grou num rochedo) – A posição sobre uma perna (tsuruashi dachi) lembra-nos um grou pronto para atacar o seu adversário. Este kata é originário do Tomari-te. Curiosamente a linha de execução do kata (ichi ji gata enbusen) segue o desenho do carácter japonês para o numero um. Os movimentos são supostos simular um combate nas passagens ou ruas estreitas de Okinawa. O nome original era Chintô.

Wankan (Rei e Coroa) – É a kata mais curta do Shotokan, com a particularidade de só ter um kiai. Originária da escola Tomari-te

Chinte (Mão Rara) – Rara neste caso deve entender-se como extraordinária. Este kata possui um grande lote de técnicas de imobilização e técnicas circulares não muito habituais no conceito shotokan da “distância mais curta entre dois pontos”. É originária da escola Shuri-te

Gojushiho Dai (Cinquenta e quatro passos – Grande) – Está entre as mais avançadas da escola Shuri-te, de Itosu Anko. Sensei Gichin Funakoshi chamava-lhe Hotaku (Bicar do Pica-Pau) pela semelhança de algumas técnicas com o movimento do bico do pica pau contra uma árvore

Gojushiho Sho (Cinquenta e quatro passos – Pequena) – Com a Gojushiho Dai são os dois katas mais avançados da escola Shuri-te

Unsu (Mãos nas nuvens) – O movimento inicial, tal como o elevar após o kawashi geri, simboliza o separar das nuvens com as mãos abertas. Unsu, com a sua variedade técnica, é um dos katas mais avançados. È por outro lado, um kata muito recente pois o registo do seu aparecimento remonta a 1922,


 


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