SIGNIFICADO
DOS KATAS
- HEIAN SHODAN - PAZ(hei) e TRANQUILIDADE(an) - Primeiro
- HEIAN NIDAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Segundo
- HEIAN SANDAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Terceiro
- HEIAN YONDAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Quarto
- HEIAN GODAN - PAZ e TRANQUILIDADE - Quinto
- TEKKI SHODAN - CAVALEIRO de FERRO (tetsu=ferro, Ki=cavaleiro) - Primeiro
- TEKKI NIDAN - CAVALEIRO de FERRO - Segundo
- TEKKI SANDAN - CAVALEIRO de FERRO - Terceiro
- BASSAI DAÌ - ROMPER a FORTALEZA - Longo
- KANKU DAÍ - CONTEMPLAR o CÉU (Kan=olhar,ku=nada,vazio, céu) - Longo
- Jutte/JITTE - DEZ MÃOS (ju-dez,te=mão)
- HANGETSU - MEIA LUA (han=metade, meio, guetsu=lua)
- ENPI - VÔO da ANDORINHA (en=pássaro, pi=vôo)
- GANKAKU - GROU SOBRE a ROCHA (gan=rocha, kaku=a garça sobre)
- JION - AMOR e GRATIDÃO (ji=amor universal, delicado, gentil; on=amor, benevolência, bondade)
- BASSAI SHO - ROMPER A FORTALEZA - Curto
- KANKU SHO - CONTEMPLAR o CÉU - Curto
- CHINTE - MÃOS ESTRANHAS (chin=estranho, esquisito, te=mão)
- UNSU - MÃOS DE NUVENS (un=nuvem, su=mão)
- SOCHIN - PAZ INABALÁVEL (so=robusto, vigor, enérgico, chin=suprimir, ficar calmo)
- NIJUSHIHO - 24 PASSOS/MOVIMENTOS
- GOJUSHIHO DAÍ - 54 PASSOS - Longo
- GOJUSHIHO SHO - 54 PASSOS - Curto
- JIIN - AMOR PROTECÇÃO (ji=amor universal, delicado, gentil, in=sombra)
- WANKAN - COROAÇÃO DO REI (wan=rei, Kan=corvo)
TEKKI:
(Cavaleiro de Ferro) ou (Andar a Cavalo): (Há três formas. shodan, nidan e
sandan). O nome refere-se a característica distinta deste Kata que é sua
postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente
posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a
tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de
concentrar a força em direção ao centro, sendo praticado para o desenvolvimento
do kime (força).
BASSAI:
(Romper a Fortaleza) ou (Atravesar a Fortaleza): É um kata que reuni as
principais técnicas básicas do karatê Shotokan. Este sugere o confronto contra
um adversário superior, que não tenha pontos fracos (fortaleza), no qual o
praticante terá que superar os seus próprios limites para conseguir a vitória.
Há duas formas de Bassai (Dai,e Shô). Sendo que a forma Sho foi desenvolvida
pelo mestre Funakoshi.
KANKU:
(Olhar Para O Céu) ou (Contemplar o Céu): O nome deste Kata derivou-se
originariamente do mesmo introduzido por Ku Shanku, integrante do exército
Chinês. O nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levanta-se as
mãos e olha-se para o céu. Há duas formas de Kanku (Dai e Shô), um curta e
outra longa, o Kanku Dai é um kata que tem um pouco de cada heian (Shodan,
Nidan, Sandan, Yondan e Godan), e é um dos katas mais longos do Shotokan, o
Kanku Sho foi desenvolvida pelo mestre Funakoshi./POR JAIRO GOMES PESQUEIRA /PE
JITTE:
(Dez Mãos) ou (Dez Técnicas): Nas formas remanescentes pertencem ao estilo
Shorei, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do
estilo Shorin. A postura é bastante audaz. Proporcionam um bom condicionamento
físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome Jitte sugere que alguém
que tenha aprendido este Kata é tão eficiente como cinco homens de uma só vez.
HANGETSU:
(Meia-Lua): Nos movimentos para frente, neste Kata, são descritos semicírculos
com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste
fato. Um das grandes características é a respiração, sendo devidamente
trabalhada de forma sincronica com os movimentos.
ENPI:
(O Vôo Da Andorinha): A movimentação característica deste Kata é o ataque a um
nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a
permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando
novamente. O movimento representa o vôo rápido e ágil da andorinha. Sem dúvida
um dos katas mais rápidos do estilo.
GANKAKU:
(O Grou Sobre a Rocha): A característica deste Kata é a postura em uma só perna
que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em
total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre a sua vítima.
JION:
(Amor e Gratidão): Este é o nome original e tem aparecido freqüentemente na
literatura chinesa desde os tempos antigos. O Jionji é um famoso velho templo
Budista, e há um santo Budista bastante conhecido chamado Jion. O nome sugere
que o Kata tenha sido introduzido por alguém identificado com o Templo Jion,
assim como o nome Shorin-ji Kempo deriva de uma relação com o Templo Shorin. É
um kata de base pesadas.
CHINTE:
(Mãos Estranhas) ou (Técnicas Estranhas): Possui este nome por conta de técnicas
não tanto comuns, (dedo nos olhos) e coisas do género. Este trata de uma
situação que o oponente tem uma vantagem física, tornando necessário atacar em
ponto do corpo onde não haja vantagem física.
UNSU:
(Mãos e Nuvens):O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o
treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências Chinesas neste Kata
sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa
é Unshou e significa "Defesa Contra A Nuvem", ou seja, mesmo se seus
inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver
aprendido o Unsu. Este é sem dúvida o kata mais curioso do estilo Shotokan,
possuindo técnicas das mais variadas formas, das mais simples as mais
complexas, sendo somente indicado a praticantes de alto nivel técnico.
SOCHIN:
(Espírito Inabalável): Este nome sugere que o praticante que o domine não
temerá nada. É um kata de bases bastante pesadas primando para um bom
desenvolvimento da base, postura e força.
NIJUSHIHO:
(Vinte e Quatro Passos): Um kata bem complexo apesar da pouca quantidade de
movimentos. Este faz um rápida mudança de direção e um grande variação de
técnicas de defesa e contra-ataque.
GOJUSHIHO:
(Cinquenta e Quatro Passos): Há duas formas de Gojushiho (Dai e Shô)sendo estes
uns dos maiores katas do estilo shotokan. Neles existem técnicas bem singulares
não sendo vistas em nenhum outro kata shotokan.
MEIKYO:
(Espelho Limpo) ou (Espelho da Alma): Este é um Kata muito misterioso.
Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha
introduzido o Karatê de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a
respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia
admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas.
Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então
enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do
lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo.
Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para
Meikyo era Rohai, o qual está agora voltando a ser usado.
JIIN:
(Amor e Proteção): Este segue o mesmo principio do JION, sendo um kata de base
pesadas e sempre visando uma melhor postura do praticante.
WANKAN:
(Coroa Real):Este Kata era conhecida no passado pelo nome de Shiofu e Hito que
significava a Coroa do Rei. É a Kata mais curta do Karatê Shotokan, só com um
Kiai. Como não fazia parte do grupo inicial de katas introduzidas por Gigin
Funakoshi no Japão, é geralmente aceito que foi o filho Yoshitaka Funakoshi que
a introduziu no Shotokan, numa nova versão, por si trabalhada e modernizada.
Devido a sua dimensão existe a ideia que é um kata inacabado, cujo desenvolvimento
foi interrompido com a morte precoce de Yoshitaka Funakoshi. Esta tese ganha
significado já que as versões actualmente existentes em outros estilos de
Okinawa, são bastante mais compridas.É Um kata sem duvida singular, contendo
técnicas básicas e avançadas como torções. É o menor do estilo shotokan.
Katas
avançados – Faixa Preta.
Enpi
–
(Voo da Andorinha) Os rápidos movimentos de sobe e desce, lembram-nos as
rápidas manobras das andorinhas. Enpi foi desenvolvida na escola Tomari-te e é
uma das kata mais antigas do karate shotokan. O seu nome original era Wanshu
Bassai
Dai
( Penetrar a fortaleza – Grande) – As técnicas fortes deste kata, que enfatizam
os movimentos das ancas, fazem-nos lembrar um aríete a ser lançado contra
paredes de pedra. Diz-se que Mestre Oyadomori introduziu as kata Bassai, oriundas
das escolas Tomari-te e Shuri-te de Mestre Itosu. É uma kata ensinada em
diversos estilos de karate, mas só os estudantes de Itosu praticam as duas
formas da Bassai Dai e Bassai Sho
Bassai
Sho
( Penetrar a fortaleza – Pequena) – A primeira parte da Bassai Sho inclui
diversas técnicas contra ataques com bastão (Bõ). É um kata derivada da antiga
Bassai Dai de Mestre Itosu, que também era chamado “ O punho sagrado do
Shuri-te”. Este kata deve o seu nome derivado da sua linha de execução
(enbusen) ser muito similar á Bassai Dai.
Kanku
Dai
(Olhar o céu – Grande) – O movimento inicial deste kata direcciona-nos o olhar
para o céu. Se analisarmos bem todos os movimentos das katas heian são baseados
neste kata, que era a perferida de Sensei Gichin Funakoshi e inicialmente foi
designada como Ko-sho-kun e Kushanku, tendo sido desenvolvida por um perito em
boxe chinês, Kung Siang Chun, diplomata chinês sob o nome de Kanku
Kanku
Sho
(Olhar o céu – Pequena) – O movimento anterior ao salto deste kata pode ser
interpretado como olhar o céu. Contudo os movimentos e o enbusen da kanku dai e
da kanku sho são similares. Mestre Itosu creou a kanku sho a partir da kanku
dai inicial
Hangetsu
(Meia Lua) – Adota o nome da sua posição principal, o hangetsu dachi. É a única
kata em shotokan com tanto ênfase nas técnicas respiratórias. Tem a sua origem
na escola de Naha-te, e é conhecida noutras escolas de karate como Seishan.
Jion
(Amor e Bondade) – Jion é um termo Budista, sendo também o nome de um Templo na
China onde os monges eram extremamente dedicados á prática de artes marciais.
Repare-se que o movimento de junção das mãos, inicial e final, é típico da
saudação chinesa. Contudo as suas posições e técnicas são bem representativas
do estilo shotokan sendo uma das suas kata mais tradicionais, tendo as suas
raízes na escola Okinawana de Tomari-te
Jiin
(Amor e Sombra) – Jiin também é um termo Budista. Considerada a irmã da Jion,
pela semelhança técnica e linha de execução, bem como a típica saudação inicial
e final. Originalmente designada como Shokyo, tem as suas raízes na escola de
Tomari-te.
Jitte
(Dez mãos) – O nome deste kata, conta-se, ter tido origem no objectivo de
ensinar os alunos a combaterem contra dez adversários. Outra versão diz-nos que
o nome derivou da arma “jitte”. O uso desta antiga arma podem ser observados
nos movimentos deste kata. Teve origem na escola Tomari-te pertencendo ao mesmo
grupo da Jion e Jiin.
Meikyo
(Espelho Brilhante) – O primeiro movimento deste kata sugere a acção de polir a
superfície da água tornando-a mais calma e lisa do que um espelho. O sankaku
tobi (triângulo de salto) no fim do kata diz-se ter significados secretos que
pressagiam milagres. O seu nome original era Rohai;
Ninjushiho
(Vinte e quatro passos) – Os movimentos do kata, particularmente os dois
primeiros, sugerem-nos a imagem de ondas de encontro a um rochedo. O nome
Shotokan, também engloba movimentos de ondas, as ondas dos pinheiros a crescer.
O seu nome original era Ni Sei Shi,
Sochin
(Força e Calma) – O nome deriva da sua posição base, o sochin dachi, que é uma
posição de raízes muito fortes. Originalmente este kata pretendia ensinar
defesas contra bastão (Bõ). Por esta razão, as técnicas de blocagem são
efectuadas com movimentos grandiosos. O seu nome original era Hakko
Gankaku
(Grou num rochedo) – A posição sobre uma perna (tsuruashi dachi) lembra-nos um
grou pronto para atacar o seu adversário. Este kata é originário do Tomari-te.
Curiosamente a linha de execução do kata (ichi ji gata enbusen) segue o desenho
do carácter japonês para o numero um. Os movimentos são supostos simular um
combate nas passagens ou ruas estreitas de Okinawa. O nome original era Chintô.
Wankan
(Rei e Coroa) – É a kata mais curta do Shotokan, com a particularidade de só
ter um kiai. Originária da escola Tomari-te
Chinte
(Mão Rara) – Rara neste caso deve entender-se como extraordinária. Este kata
possui um grande lote de técnicas de imobilização e técnicas circulares não
muito habituais no conceito shotokan da “distância mais curta entre dois
pontos”. É originária da escola Shuri-te
Gojushiho
Dai (Cinquenta e quatro passos –
Grande) – Está entre as mais avançadas da escola Shuri-te, de Itosu Anko.
Sensei Gichin Funakoshi chamava-lhe Hotaku (Bicar do Pica-Pau) pela semelhança
de algumas técnicas com o movimento do bico do pica pau contra uma árvore
Gojushiho
Sho
(Cinquenta e quatro passos – Pequena) – Com a Gojushiho Dai são os dois katas
mais avançados da escola Shuri-te
Unsu
(Mãos nas nuvens) – O movimento inicial, tal como o elevar após o kawashi geri,
simboliza o separar das nuvens com as mãos abertas. Unsu, com a sua variedade
técnica, é um dos katas mais avançados. È por outro lado, um kata muito recente
pois o registo do seu aparecimento remonta a 1922,
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